Muitas pessoas querem mudar o mundo, mas esquecem de mudar a si mesmos. Que tal aproveitar que estamos chegando na etapa final do ano e buscar uma transformação, construindo sua melhor versão?
Por Tarsia Gonzalez
Está na hora de se olhar no espelho! Eu pergunto: você está pronto para se transformar? Quem é você e o que deseja ser, hoje, daqui 5, 10, 20 anos? Vai continuar seguindo ideias pré-estabelecidas, o que seu pai disse, o que a empresa diz, o que o estado diz que você deve ser e fazer?
Vai vestir a mesma roupa a vida inteira?
Vai ficar parado diante de verdades vazias?
Quem disse que a verdade é a mulher casar e ter filhos?
Quem disse que se você perseguir seus sonhos, está fadado ao fracasso?
Quem disse que para ser um grande profissional é preciso 3 diplomas, curso no exterior e MBA?
Quem disse que, para ter sucesso, é preciso trilhar o que seu pai e sua mãe disseram?
Há tantos talentos desperdiçados porque deixam de seguir seu caminho e nunca são descobertos.
Na vida, é preciso uma dose de rebeldia. Sempre com valores, respeito, mas buscando a essência, o talento verdadeiro, o questionamento que cria, gera e transforma. O que é certo para você tem que vir de dentro para fora e te trazer paz, felicidade e realização.
Qual sua vontade, suas intenções e responsabilidades? Você consegue colocar tudo isso no papel? Veja bem, muitas vezes, não descobrimos isso tudo sozinhos, porque é difícil despir-se de tantas verdades impostas. Mas se somos questionadores, descobrimos a solução antes que o problema exista.
Não precisamos de terapia apenas porque temos um problema;
Não precisamos comer da maneira correta apenas porque estamos acima do peso;
Não precisamos praticar exercícios porque chegamos ao limite e nosso corpo pode entrar em colapso;
Não precisamos chegar ao ponto de olhar para trás e pensar: o que fiz da minha vida? Explorar a si mesmo, buscar uma vida condizente com seus valores e seus objetivos é urgente e curador. O seu futuro lhe pertence, mas a única maneira de tomar posse dele é ter certeza do que se quer.
Ninguém escapa da crise. Mas buscar soluções prontas, colocando no outro a responsabilidade da vitória ou da derrota não é a resposta. A resposta é a transformação pessoal, sair do papel de vítima e tomar as rédeas. Atitudes como essa são extremamente transformadoras, não apenas da própria pessoa, mas de realidades, empresas, famílias. É preciso transformar a fraqueza em força.
Lidere sua própria vida
Quer ser um bom líder? Aprenda a liderar sua própria vida, a direcionar seus sonhos e habilidades. Ao invés de buscar soluções prontas, invista em autoconhecimento – não há nada mais valoroso do que conhecer a si mesmo. Só assim podemos fazer escolhas certeiras, que nos levem aos nossos próprios objetivos e nos permitam escrever nossa própria história.
Mas, desta forma, as dificuldades sumirão? Obviamente que não. A vida é feita de crises, elas vão continuar a existir e nos impulsionar. O que muda com o autoconhecimento é o modo de lidar com as crises e os problemas que surgirão no caminho.
Se eu me conheço, sei que determinadas direções me farão sofrer mais. Se eu me conheço, posso escolher com mais sabedoria. Se eu me conheço, mesmo em meio ao caos, é possível estar em paz.
Mas como se conhecer? Muitas vezes, é preciso buscar algumas respostas lá fora. Há quem pense que pedir ajuda é para fracos, ou que se deve buscar profissionais quando se tem um problema. Como um psicólogo, por exemplo.
Mas, ao contrário, falar de suas expectativas, rever história de vida, expor problemas é uma forma de se conhecer, olhar para o espelho da alma e entender “quem eu sou?”, “o que eu quero de verdade?”.
A partir daí, é possível reconhecer suas habilidades e aí, a resposta é praticar com disciplina, mas com maior consciência de si mesmo e de todos que lhe cercam. A maior verdade da vida é que ela requer dedicação. Para ser alguém, é preciso se dedicar. Mas com o autoconhecimento, eu sei que estou colocando me esforço naquilo que realmente acredito.
As empresas esperam cada vez mais colaboradores que acreditam no que fazem e vibram na mesma direção, que reconheçam seu valor e saibam o que querem. Talvez essa seja sua hora de começar uma nova jornada pessoal. Eu posso apostar!