Como saber se o que está no planejamento é exatamente o que nos fará felizes? E se cada mudança inesperada de rota nos levar mais para perto do sucesso que almejamos, mesmo que não consigamos perceber isso? Entender o planejamento de forma orgânica pode ser a chave do seu sucesso.
Por Tarsia Gonzalez
O que é planejamento orgânico? Pois bem, a vida muda o tempo todo. E tudo que podemos fazer é planejar dentro da nossa realidade de hoje, com os dados que temos, as projeções que conseguimos fazer, e, com o tempo, adequar esse planejamento, permitindo que ele se integre às mudanças do ambiente, dos processos e, claro, das pessoas.
Vivemos um tempo com enormes demandas profissionais, pessoais, nossos próprios desejos e, muitas vezes, situações que nos assolam sem pedir licença. Planejar ajuda a ter um melhor desempenho e, principalmente, nos motiva a buscar aquilo que acreditamos. Porém, um planejamento engessado nos limita!
A vida não é uma estrada de ferro onde você é o trem e já tem traçado e determinada a sua rota. Somos seres humanos, passamos por fortes tempestades e desafios. Temos sentimentos e o direito de mudarmos de ideia, não existem verdades absolutas. Nem sempre as águas por onde navegamos serão mansas.
Incertezas, turbulências e desafios são constantes e a necessidade de usarmos o planejamento como uma ferramenta nos direciona para estarmos prontos para nos adaptarmos às fortes pressões. Quanto maior a possibilidade de anteciparmos os eventuais problemas de maneira proativa, teremos respostas mais assertivas e inteligentes para vencermos as possíveis demandas.
Adotei em minha vida planejamentos anuais, estabeleço metas considerando as questões financeiras e os investimentos intelectuais para cada fase. Segmento as áreas da minha vida em quatro pontos primordiais: profissional, familiar, saúde e bem-estar e, finalmente, os meus sonhos pessoais. A partir daí, desenvolvo listas de tudo que quero realizar e a importância dada a cada assunto leva em conta o meu próprio desejo. Sempre atualizando meus dados conforme as atualizações da vida!
Para mim, sucesso é concluir o que eu tenho planejado para a minha própria história, trazendo um sentimento de felicidade e missão cumprida, sabendo que nem sempre o caminho será exatamente como planejei. Considerando sucesso e felicidade as conquistas que queremos para todos nós, desenvolver um planejamento para a sua vida pode sim ser um diferencial para a sua própria realização.
O Planejamento deve ser, então, como uma bússola que nos orienta na busca real de significados que nos traz elevados níveis de satisfação em nossa existência. Mas devemos ter em nossa consciência que nem tudo pode ser planejado, existem acontecimentos externos e que independem do nosso desejo, que podem mudar radicalmente a nossa história. Porém, quando temos valores concretos impressos em nosso plano de vida, mudanças de rota podem se tornar mais fáceis.