Cheguei em uma empresa em crise, e agora?
13 de Abril de 2017
Aprendiz de gestor: onde estou errando?
17 de Abril de 2017

Você só pensa em resultados? Reveja seus conceitos

 

O que é resultado? Dinheiro entrando no caixa, correto? Nem sempre. E se tempos difíceis chegarem e você perder as pessoas mais valiosas da sua empresa? E se você estiver perdendo o melhor da vida em horas intermináveis de trabalho infeliz apenas para ganhar mais dinheiro? Como medir o resultado real e saudável da sua empresa?

 

Quem gerencia uma empresa, quer dinheiro entrando no caixa. Estar no azul. Construir uma reputação impecável. Entretanto, poucas empresas conseguem ficar nessa posição com longevidade e existe um segredo para isso: construir uma cultura empresarial que seja maior do que qualquer resultado numérico: empresas com valores reais dificilmente se deixam abater de forma drástica por momentos de crise.

O que faz uma empresa de sucesso? Para mim, é ser reconhecida pelo mercado, obviamente – ter seus produtos e serviços consumidos e oferecer confiabilidade e qualidade -, mas também ser reconhecida internamente. Ser desejada, ser um local em que as pessoas queiram trabalhar, e do qual dificilmente queiram sair.

Pensem na seguinte situação: você tem um colaborador infeliz, mas que ganha muito bem. A crise vem, e é preciso reduzir salários. Quais as chances dessa pessoa ficar do seu lado no momento difícil? Mas se as pessoas vestem a camisa e sentem-se parte de um todo, elas se unem para transpor obstáculos e confiam que aquele momento vai passar. E melhor ainda, com a ajuda delas!

A era dos gestores que só pensavam nos resultados que podiam ser medidos no papel, nos relatórios e nos gráficos já era. Hoje, estar em dia com a questão humana e criar times fortes e coesos faz parte de ter sucesso. Afinal de contas, crises vêm e vão. Se as pessoas ficam, aí sim você sabe que venceu.

Imagem: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *