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Tarsia Gonzalez, a empresária que idealizou e implantou processos na Transpes para a conquista dos 3 prêmios consecutivos de melhor empresa para se trabalhar do Brasil

tarsia gonzalez

Por ser mulher em uma empresa de logística, ou seja, praticamente 100% masculina, Tarsia Gonzalez imprimiu sua marca. Hoje Presidente do Conselho Administrativo da companhia, ela conta como foi chegar até aqui construindo uma empresa de valores fortes, mas muito humana, com baixo turn over e 3 prêmios consecutivos, concedidos pela revista Você S/A, como a Melhor Empresa para se Trabalhar do Brasil.

“O trabalho não foi feito a duas mãos”, conta Tarsia Gonzalez, “meu pai criou a companhia, que tem até hoje sua marca e seu coração, e meus dois irmãos levaram adiante esse projeto. Eu sou apenas um pilar, mas considero que cada um de nós teve sua importância fundamental para construir as bases do que a Transpes é hoje”, ela afirma. Com 30 anos de carreira, Tarsia tornou-se uma das únicas mulheres presidentes de conselhos do país: “temos uma realidade em que mais de 90% das empresas são familiares, e pouquíssimas delas abrem seu capital, então fica ainda mais difícil ampliar essa atuação feminina nos conselhos”, pondera.

Objetivo

O objetivo de Tarsia sempre foi implantar soluções estratégicas e ser agente de mudanças: “eu me considero uma visionária, no sentido de que consigo enxergar lá na frente o que cada ação pode resultar para a companhia, então, nunca pensei apenas no hoje, mas em dar passos que nos trariam conquistas, principalmente no que diz respeito às relações humanas dentro da organização”, enfatiza. É dela a iniciativa de iniciar processos de aperfeiçoamento, da contratação à melhoria de currículos, de implantar uma ouvidoria, um serviço de atendimento psicológico e o Vitória Day – um dia da semana em que ela almoça no refeitório da empresa e escolhe alguns funcionários para conversar: “o objetivo é ouvir o que ele tem a dizer sobre a vida. Aprende-se muito com as pessoas”, lembra Tarsia.

Por meio de sua formação em psicologia e experiência em Gestão de Pessoas, fornece práticas inovadoras para atrair, reter e engajar talentos de alta performance, além de focar no suporte às lideranças, definindo antecipadamente os talentos humanos e a força de trabalho necessária para alcançar os objetivos organizacionais. “Nós ganhamos em produtividade porque as pessoas trabalham felizes”, explica. As ações implantadas levaram a empresa a conquistar por três vezes consecutivas o prêmio do Guia AS 150 MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR DO BRASIL, como revelação e melhor em logística, no ano de 2014, como a melhor empresa do setor de serviços em 2015 e, este ano, como a melhor empresa do Guia com uma conquista inédita de 100% de satisfação dos seus funcionários medido por meio do IFT – Índice de Felicidade no Trabalho, o critério mais importante do Guia.

Conheça as principais contribuições de Tarsia para a Transpes:

1986 – Tarsia inicia sua trajetória na empresa, aos 16 anos;

1994 – Estrutura o setor de Departamento Pessoal na Transpes;

1996 – Inicia a consultoria para a implantação da cultura do programa 5S, preparando assim a empresa para a primeira de muitas de suas certificações;

1998 – A empresa foi certificada pela primeira vez na ISO 9002:1994– Sistema da Qualidade / Modelo para Qualidade em produção pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini/IQNET, sendo a primeira empresa do estado de Minas Gerais e a Terceira no Brasil a obter a certificação, mantida até hoje;

2001 –  Desmembra a área de Departamento Pessoal e elabora o Departamento de Recursos Humanos, focado exclusivamente nos processos de recrutamento, seleção e treinamento;

2004 – Estrutura o setor de SMS criando uma política de ações preventivas com a contratação do 1º técnico de segurança do trabalho, criando eventos anuais da SIPAT e buscando uma conscientização de todos quanto a importância e o diferencial de se trabalhar numa empresa onde as ações antecedem os possíveis acidentes.

2005 – Conta com a assessoria externa de uma renomada empresa de consultoria para desenvolver o planejamento estratégico da Transpes – um dos resultados foi a mudança do nome de Transpesminas para Transpes, passando a empresa a atuar não só em Minas como em todo território nacional, hoje com 22 filiais;

2006 – Implanta, de forma inédita no Brasil, do primeiro ERP (sistema Protheus), trazendo controle a todos os processos;

2007 – Implanta sistema integrado de gestão empresarial que hoje já está instalado em todas as filiais;

2008 – Implanta o conceito de Gestão de Pessoas, uma forma mais humanizada de tratar os empregados;

2009 – Cria o departamento de Marketing e Comunicação e apoia a criação do programa de desenvolvimento de líderes;

2012 – Tarsia retorna de um aperfeiçoamento profissional pela ESADE Business School – Alta Performance em Liderança, em parceria com a Fundação Dom Cabral, realizado em Madri, inicia o projeto de criação do Conselho de Administração da empresa, com a assessoria da Fundação Dom Cabral e realiza o processo sucessório do seu cargo de executiva;

2013 – Encabeça a elaboração do código de ética com base na cultura da empresa e disseminação a todos os empregados;

2014 – Apoia a implantação do momento gestor, que é uma prática baseada em diálogos diários da liderança com a equipe, que resultou na “Academia de Líderes” para formação de lideranças, incentivando o crescimento profissional e dando condições para que todos os gestores tivessem um plano de carreira;

2015 – Tarsia assume o cargo de presidente do Conselho;

2016 – Foi implantado o Projeto Melhores Ideias, com o intuito de incentivar a diversidade de pensamentos e a participação de todos que desejam contribuir com novas ideias e propor soluções inovadoras para os processos desenvolvidos pela empresa no seu dia a dia.

Sobre Tarsia Gonzalez

Aos 13 anos, seu sonho era comprar um par de sapatos de salto. O pai disse que, para isso, ela precisaria trabalhar, mas o sonho do sapato foi apenas o estopim para uma carreira sólida, que começou aos 16 anos e resultou na ampliação da empresa, com foco especial na satisfação de seus funcionários, e na presidência do Conselho Administrativo, função que ela desempenha com o talento, foco em resultados sem deixar de lado o coração. Formada em psicologia, Tarsia aprendeu na prática como é alavancar sucessos e deseja levar essa experiência a outras empresas: “meu objetivo é levar o olhar sobre as diferenças e contribuir com minha experiência para que outras companhias possam atingir o nível de governança necessária para o seu sucesso”.

13 Comentários

  1. Gleiciane Santos disse:

    Vou começar a te seguir, achei muito interessante sua história e de ver o seu profissionalismo.

    • Gleiciane,seja bem vinda ao meu blog, espero contribuir com você. Estarei sempre à disposição . Tenho como objetivo fazer diferença com meu conhecimento e experiência.
      Um grande abraço
      Tarsia Gonzalez

      • Ryoji Sagara disse:

        Bom dia Tarsia Gonzales, primeiramente queria pedir desculpas pela invasão de privacidade. Ontem, dia 17 de Janeiro de 2017, assisti no
        Fantástico por transmitir um vídeo que mexeu comigo. Moro no Japão há mais de 25 anos, e nunca tinha visto um vídeo de tamanha importância,
        se todos os Diretores fisessem a mesma coisa que a Sra. fez, eu creio que muitas coisas irão mudar em grandes empresas. Trabalho na Jal Cargo
        Airlines aqui em Narita,e aqui dentro do aeroporto tem grande empresas Logistic. Parabéns! Tenho muito orgulho das pessoas batalhadoras, abraços…
        (81) 080 9989 3320, Ryoji Sagara

  2. Edgard disse:

    Parabéns!!!Que linda sua tragetória,que você continue sendo essa profissional determinada,torço pelo seu sucesso.

  3. Elis Colares disse:

    Show de bola.. Orgulho de fazer parte da dessa empresa linda.. Transpes melhor empresa para trabalhar. E orgulhosa também de ser liderada pela Tarsia Gonzalez

  4. Flavia Lages (tia Fá) disse:

    Olá Tarsia!
    Muito gratificante ver que todo seu esforço tem sido reconhecido através dos resultados maravilhosos relatados aqui!!!
    Parabéns e grande abraço <3

  5. Silvana Vilaça disse:

    Tarsia, Parabéns! Tenho orgulho de ter feito parte da Transpes, aprendi muito. Saúde e Sucesso…Sempre! Abraços a toda a equipe.

  6. Cristiano Rezende disse:

    Sou testemunha viva de cada ação que você implantou na empresa…seu legado é irrevogável!!!
    Parabéns!!!

  7. Adriana Silva disse:

    Bom dia! Ótimo artigos, sou empresária na área da saúde, e você tem resgatados pontos importantes para o sucesso da empresa, mas não de forma individualizada ou pensando apenas na companhia mas num todo. Desde já agradeço.

  8. Arlan Barreto disse:

    Queria fazer parte desta empresa

  9. Tony disse:

    Olá,Bom dia!
    Eu gostei muito da reportagem do chefe secreto e acho que outras empresas deveriam seguir esse modelo de pesquisa para aprimorar e edificar as pessoas no ambiente profissional.
    Grato pela sua atenção.

  10. Carla disse:

    Bom dia! Tarsia você mostrou o seu potençial, que mulher pode chegar ao topo, basta ter garra e visão de futuro, se eu não fosse tão tímida talvez., me tornasse uma como você.

  11. Cristiano Marcelo disse:

    Tarsia, trabalho numa multinacional do segmento de fumo e tabaco, mas pude nas minhas ferias conhecer a Transpes matriz e seus processos, admiro muito sua gestao e seu posionamento na empresa. Que Deus abencoe voce e a Transpes sempre

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