Os 3 pilares da gestão humanizada
2 de junho de 2017
Tarsia Gonzalez participa de matéria do Catraca Livre
5 de junho de 2017

Sobre como lidar com perdas

Nada dura para sempre. Mesmo assim, vivemos na ilusão de que jamais perderemos aquilo que amamos. Como sobreviver à dor da perda? Como lidar com a depressão. O filme Beleza Oculta nos leva a pensar, de uma forma suave e lúdica, sobre como é preciso seguir adiante.

Minha sugestão de hoje é uma homenagem a todos aqueles que, bravamente, superaram situações de perda. Como dói estar longe de quem se ama. O filme Beleza Oculta fala exatamente sobre negar a seguir depois da morte de alguém querido. O que fazer quando tudo que mais amamos se vai?

O filme mostra um empresário, dono de uma grande agencia de marketing, que perdeu sua filha de 6 anos, vítima de um câncer raro, e que passa a viver em seu próprio mundo, alheio ao que acontece ao seu redor. Ele perde totalmente a vontade de realizar, porque não aceita a dor que sente. Com a agência a perigo, seus sócios tentam trazê-lo à realidade. No filme, tudo acontece de uma forma lúdica, embora dramática. Mas, e na vida real? Quantas pessoas você conhece que já vivenciaram perdas e que precisam seguir em frente?

Muitos pensam que a depressão é um estado de tristeza. Mas ela pode apresentar-se de diversas formas, inclusive como uma apatia diante dos acontecimentos e da vida. No mundo corrido e egoísta em que vivemos, quantos têm tempo para observar o colega, entender um amigo e estender a mão, se necessário?

Quem, a não ser que seja diretamente atingido por isso, vai estar disposto a ajudar? Estamos tão conectados ao nosso próprio mundo, às necessidades do dia a dia, do trabalho, ao tanto que devemos produzir, que esquecemos que estamos todos no mesmo barco, estamos todos à mercê da vida.

Eu o desafio a estar mais presente. Olhar mais para o lado. Estar conectado ao outro. Como o próprio filme nos diz: no final do dia, tudo que acontece está relacionado às pessoas com quem convivemos.

1 Comentário

  1. Milton Filho disse:

    Top…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *