O atleta e as etapas para o sucesso
21 de junho de 2017
Seja seu melhor adversário
24 de junho de 2017

Como descobrir as qualidades que preciso desenvolver?

Eu falo muito aqui em autoconhecimento e muitos podem pensar no que isso tem relação com a carreira e, principalmente, com o papel de líder. Pois eu vou explicar: somente quando nos conhecemos, em potencialidades e limitações, é que podemos nos trabalhar para atingir nosso melhor e poder transmitir esse melhor a nossas equipes.

Existe uma máxima que diz que é preciso saber fazer para saber mandar fazer. Ou seja, você só consegue orientar quando sabe exatamente o que quer e saber como fazer. O melhor líder é aquele que lidera com propriedade – de nada adianta alguém mandar, apenas. Muitos sabem ser chefes, mas poucos são líderes de verdade. Um líder é seguido, admirado. Então, como atingir esse estado de qualidade e maestria?

Pois eu digo: precisamos ser humildes a ponto de entender o que temos que aperfeiçoar em nós mesmos, antes de exigirmos a perfeição de nossos times. E isso só acontece quando nos conhecemos a fundo, quando sabemos onde estamos errando e o que precisamos que seja melhorado, aperfeiçoado, aprimorado para nosso crescimento pessoal.

Autoconhecimento exige humildade. Exige olhar para dentro e perceber o que falta em nós mesmos – talvez, a deficiência de sua companhia ou de seu grupo de trabalho esteja sendo provocada por você mesmo. Já pensou nisso? Realizando uma autoanálise, podemos entender que, muitas vezes, mudando algo em nossa forma de gerenciar, os resultados positivos logo vêm. E temos muitos líderes que, pelo cargo que ocupam, olham somente para fora, exigindo sem realizar sua própria mudança.

Cada caso é único, porque somos indivíduos, com universos totalmente diferentes, histórias de vida, profissionais, mas o certo é: para descobrir as qualidades que precisamos desenvolver, temos que olhar para dentro e passar por estágios nem sempre muito tranquilos de auto descoberta. Mas acredite: o crescimento pessoal é o primeiro passo para o sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *