Tarsia Gonzalez no Pessoas de Valor RH
5 de Abril de 2017
Reflexões FEBRABAN 2017
7 de Abril de 2017

Como tomar as rédeas da própria saúde mental e emocional

É quase impossível frear o ritmo acelerado do mercado de trabalho. Nos dias de hoje, aprendemos a conviver com a pressa e a falta de tempo e parece, muitas vezes, que somos levados, sem direcionar o dia a dia, como se não fôssemos senhores do nosso próprio tempo. Há uma saída possível para essa situação?

Pois eu digo que sim. É possível tomar as rédeas da própria saúde mental e emocional, entender o funcionamento do tempo que nos convém e criar uma rotina que seja sustentável. Mas como? Antes de qualquer coisa, é preciso buscar o autoconhecimento. Muitos de nós vivemos de uma época em que não nos foi dada a chance de escolher o caminho a seguir, a profissão, e muitos também não tiveram a força suficiente para driblar família, sociedade, status quo.

Eu posso dizer, pela minha história, que sempre estive na contramão. Não segui o que meus pais queriam, nunca fui a pessoa que a sociedade, marido, amigos queriam que eu fosse. Eu escolhi meu próprio caminho. Foi fácil? De jeito nenhum. Eu tive que bater de frente, muitas vezes, com pessoas que amo, e que sei que me amam também e só queriam meu bem, mas não entendiam minha alma livre.

Para quem é assim, como eu, sair da estrada e tomar o próprio rumo é mais fácil. Ainda assim, precisei de ajuda, busquei profissionais que me direcionaram, que me ajudaram a entender o que eu queria. Agora, quem não tem essa alma desbravadora tem ainda mais dificuldade de sair da mesmice, de encontrar seu próprio caminho. Muitas vezes, e para a grande maioria das pessoas, o que existe é uma insatisfação constante, que acompanha a pessoa no dia a dia, mas que ela nem consegue entender de onde vem.

Só depois de se conhecer e compreender onde se quer chegar como pessoa, que legado se quer deixar para este mundo, é que se pode modificar, se for o caso, o caminho profissional. Procure ajuda. A sua mesmo ou de profissionais. O Profissional da área da psicologia pode fazer milagres em sua vida, não pense que um psicólogo só serve para quando o problema chega, ele pode ser um projeto estratégico na sua vida para a busca real do autoconhecimento para você entender como ativar a sua Felicidade Interna Bruta. Não deixe de tomar as rédeas do seu destino. Sua saúde mental, emocional e sua felicidade estão nas suas mãos.

 

Foto: Cibele Barreto

2 Comentários

  1. Tania disse:

    Fico muito feliz quando me deparo com pessoas fortes,decididas e que sabem aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece, em especial quando estas pessoas são mulheres.
    Eu já era uma admiradora do seu trabalho, moro em Betim e todos conhecem sua história e de sua família.

  2. elizangela cristina disse:

    eu preciso dessa ajuda psicológica pois ainda não me encontrei emocionalmente, dentro de mim tem uma tristeza profunda….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *