Reflexões FEBRABAN 2017
6 de Abril de 2017
Reflexões FEBRABAN 2017
10 de Abril de 2017

Reflexões FEBRABAN 2017

De que forma a gestão humanizada pode diminuir casos de estresse nas empresas

Resultados, produtividade, novos negócios, dinheiro entrando no caixa. Mesmo em meio a resultados positivos, você pode estar esquecendo do primordial: sua empresa é feita de pessoas.

Vivemos, hoje, uma realidade triste: pessoas afastadas por casos de estresse extremo, casos e mais casos de depressão, muita gente querendo mudar a vida profissional por não se encaixar, não se sentir valorizada e pior: por ser gerenciado por pessoas que esquecem de suas necessidades, qualidades e não conseguem se expressar. Isso sem falar nos chefes tóxicos. As empresas e a sociedade estão desenvolvendo uma psicopatia generalizada.

Tudo pode começar muito devagar: uma cobrança indevida, horas a mais de trabalho não remunerado ou nem mesmo reconhecido, um ambiente de trabalho tenso, em que só seja permitido pensar na produção e nos resultados. Estresse e mais estresse por todos os lados.

Não é à toa que a grande maioria das pessoas separe totalmente a vida profissional das pessoas e conte as horas e minutos para o fim do expediente. E para o final de semana. Quando, finalmente, poderá ser quem é de verdade e viver. Uma situação triste, não é mesmo?

Quantas pessoas você conhece que vai para o trabalho super animado, extremamente motivado a produzir, feliz? Garanto que poucos. Isso acontece, entre outros motivos, pela falta de uma gestão humanizada. As chefias não olham para seus subordinados. Se olham, não os veem, muito menos pensam em suas necessidades.

Eu reitero: pessoas felizes produzem mais. Pessoas felizes trabalham alegres, vestem a camisa da empresa, esperam a segunda chegar para dar ideias, serem ouvidos. Não há nada pior do que viver o mês inteiro morrendo de medo dos relatórios. Enquanto sabemos que os resultados são apenas uma parte do todo. E o dia a dia? E o tanto de vida que aquela pessoa dispensa para os resultados de todos?

O trabalho é trabalho todo dia. Resultado não é só números e relatórios, o grande desafio é construir um legado através da cultura organizacional e valores da companhia, para que as pessoas formem um time e acreditem em seu valor, crie uma identificação com a marca e tenham satisfação em fazer parte das estratégias criando relacionamentos, construindo ideias, tendo atitudes socialmente corretas e colaborando com todos. Está na hora de entender que o resultado não existe sem as pessoas, elas precisam ter um propósito inspirador e isto está na gestão humanizada.

Foto: Cibele Barreto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *