Como entender o que as pessoas querem?
28 de abril de 2017
Mudanças trabalhistas, uma visão de gestão
4 de maio de 2017

Qual o papel da psicologia no mundo corporativo?

Pensou em psicólogo, já logo vem a imagem do profissional ao lado do divã, correto? Tarsia Gonzalez desmistificou o papel do psicólogo no mundo corporativo em palestra de abertura da Semana de Psicologia 2017 da Fumec, em Minas Gerais.

O que as pessoas mais querem, hoje? Sentido para a vida, para o que fazem, entender seu papel no mundo, de que forma podem contribuir, mostrar sua importância. E o psicólogo, nas empresas, vem exatamente realizar o papel de mediador entre os anseios e desejos das pessoas e a cultura corporativa, daí a importância desse profissional dentro das empresas.

É o trabalho que dá sentido à nossa existência. É por meio dele que construímos e realizamos nossos sonhos. Descobrimos nossas aptidões, habilidades, qualidades, melhoramos como pessoas e desenvolvemos a capacidade de aprender a nos relacionar com as diferenças.

Entretanto, esquecemos que as empresas também adoecem. Também precisam ser cuidadas, curadas, pelas pessoas. E como prevenir que as empresas sofram com a falta de estímulo, com o estresse, com a ansiedade?

Enumero aqui 6 atividades fundamentais para o sucesso de uma empresa, preenchidas por meio do talento que os psicólogos desenvolvem em sua formação:

  1. Contratações assertivas
  2. Desenvolvimento de competências
  3. Entender a diversidade
  4. Trabalhar os talentos
  5. Desenvolver carreiras
  6. Promover reconhecimento

Todos esses passos são fundamentais para a saúde de uma empresa e para que ela possa, por meio de sua cultura, satisfazer os anseios e os desejos de seus times.

 

1 Comentário

  1. diego romero disse:

    oi gente gostaria de dar os parabéns pelo site de vocês e dizer gosto muito do coneúdo sobre medicina
    sou pediatra e adoro saber sobre patologias diferentes.
    abraços diego

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *