imprevistos
Como lidar com imprevistos
10 de Janeiro de 2017
experiência com o planejamento
Minha experiência com o Planejamento
12 de Janeiro de 2017
sucesso

Como saber se o que está no planejamento é exatamente o que nos fará felizes? E se cada mudança inesperada de rota nos levar mais para perto do sucesso que almejamos, mesmo que não consigamos perceber isso?

O que é sucesso? Essa é uma pergunta muito individual. O que eu entendo como sucesso necessariamente não é sucesso para o outro. Seria aquilo que o mundo lhe impõe ou aquilo que te faz feliz? Independentemente da resposta, vivemos dias com enormes demandas profissionais, pessoais, nossos próprios desejos e, muitas vezes, situações que nos assolam sem pedir licença.

Iniciar um novo ano traz a oportunidade de refletir sobre tudo aquilo que já conseguimos realizar e, principalmente, nos dá a oportunidade de olhar para frente e pensar no que desejamos. Planejar a vida não é a chave do sucesso, mas é uma excelente ferramenta que nos ajuda na organização para termos um melhor desempenho e, principalmente, para nos motivar a buscar aquilo que acreditamos.

A vida não é uma estrada de ferro onde você é o trem e já tem traçado e determinada a sua rota. Somos seres humanos, passamos por fortes tempestades e desafios. Temos sentimentos e o direito de mudarmos de ideia, não existem verdades absolutas. Nem sempre as águas por onde navegamos serão mansas.

Incertezas, turbulências e desafios são constantes e a necessidade de usarmos o planejamento como uma ferramenta nos direciona para estarmos prontos para nos adaptarmos às fortes pressões. Quanto maior a possibilidade de anteciparmos os eventuais problemas de maneira proativa, teremos respostas mais assertivas e inteligentes para vencermos as possíveis demandas.

Adotei em minha vida planejamentos anuais, estabeleço metas considerando as questões financeiras e os investimentos intelectuais para cada fase. Segmento as áreas da minha vida em quatro pontos primordiais: profissional, familiar, saúde e bem-estar e, finalmente, os meus sonhos pessoais. A partir daí, desenvolvo listas de tudo que quero realizar e a importância dada a cada assunto leva em conta o meu próprio desejo.

Voltamos então à reflexão inicial: o que é sucesso? Acredito que sucesso é concluir o que eu tenho planejado para a minha própria história, trazendo um sentimento de felicidade e missão cumprida. Considerando sucesso e felicidade as conquistas que queremos para todos nós, desenvolver um planejamento para a sua vida pode sim ser um diferencial para a sua própria realização.

O Planejamento deve ser, então, como uma bússola que nos orienta na busca real de significados que nos traz elevados níveis de satisfação em nossa existência. Mas devemos ter em nossa consciência que nem tudo pode ser planejado, existem acontecimentos externos e que independem do nosso desejo, que podem mudar radicalmente a nossa história. Porém, quando temos valores concretos impressos em nosso plano de vida, mudanças de rota podem se tornar mais fáceis.

2 Comentários

  1. Odmir Braga disse:

    Tudo que é planejado tem tudo pra dar certo, mas se por algum motivo alguma coisa aparecer que vá colocar em risco tudo que planajamos, temos que tomar decisões rápida para contornar o problema e seguir em frente e essas decisões e que vão nos levar a continuar nem. Você falou no trem concordo, eu falo no avião você sai em um vôo tudo planejado plano de vôo em mãos e no meio do trajeto aparece nuvens carregadas o que fazer continuar o plano de vôo e passar pela turbulência ou contornar e continuar o vôo com segurança, claro que contornar e continuar com segurança, mas isso é excessão. Claro que é melhor planejar sempre. Até nossa vida doméstica e bom ter planejamento. Na vida profissional crescer planejado é sempre bom , se caso apareça alguma turbulência contorne e continue com segurança.
    Grato.
    Abraço
    Obs: Continue firme que você esta no caminho certo Tarsia Gonzalez.

  2. Olá Odmir Braga , antes de tudo obrigada por participar com sua opinião e também pelo incentivo.Temos muito a caminhar nesta vida , planejando sempre o caminho que queremos tomar e tendo ética em todas nossa ações . Um abraço. Tarsia Gonzalez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *