Estresse, o principal desafio das empresas modernas
16 de março de 2017
Terceira década – Construção da Carreira
20 de março de 2017

Pessoas felizes produzem mais

Quem não gosta de um ambiente agradável para se viver? Para trabalhar? Foi-se o tempo em que trabalho era sinônimo de sofrimento. Cada vez mais, as pessoas estão escolhendo sua profissão com o coração, e as empresas estão entendendo que é preciso ter um ambiente bom para se trabalhar. Pessoas felizes produzem mais!

Sua empresa é um lugar cinza, cheio de lembretes de metas e regras, e ouvir uma pessoa rir é motivo para achar que não está trabalhando? Pare tudo agora. Você está ultrapassado. Estão aí todas as empresas de tecnologia, em especial as que nasceram no vale do silício, está aí o Google para provar que pessoas felizes, trabalhando em um ambiente pensado para elas, são criativas e produzem mais.

Benefícios não fazem mais parte da lista. Ter plano de saúde, boa alimentação, creche para os filhos, academia na empresa. Tudo isso é normal nos dias de hoje e faz parte de estratégias que as empresas criaram para que as pessoas pudessem trabalhar melhor e mais tranquilas, ocupando-se menos com a vida privada enquanto estão a servido da companhia.

Mas será que é esse o pensamento correto? A máxima: “seu trabalho não é tão legal, mas paga as contas” já não faz mais sentido. Um bom ambiente de trabalho tem que ser iluminado, limpo, com áreas comuns para socialização, cozinha limpa para as refeições, comida gostosa no refeitório, uma TV no horário do almoço, um local com poltronas confortáveis para aqueles que precisam de um cochilo no seu intervalo, um sorriso no rosto para quem está chegando, um “bom dia” e sempre um “seja bem-vindo”.

Se sua empresa oferece um ambiente saudável para os colaboradores e alguns deles não produzem como deviam, acredite: eles estão fora do lugar! A empresa precisa ter um ambiente agradável, engajar as pessoas, atrair talentos. E como saber se sua empresa está dentro da nova regra? Imagine que irá contratar, que precisa de um bom gestor e fará entrevistas.

Você será pontual com os candidatos? Você tem um ambiente sempre limpo e harmonioso? O seu porteiro ou recepcionista trabalha feliz? O que ele irá dizer ao candidato, caso lhe pergunte algo? Sua empresa é bem falada, indicada por seus colaboradores? Parecem detalhes, mas podem fazer a diferença! Tem muito empresário no Brasil ainda pensando que o mais importante é o salário e ponto final.

Eu tenho um orgulho danado pela Transpes hoje carregar o título de melhor empresa para se trabalhar, porque, em minha atuação como gestora, muitas vezes fui rotulada de “chata”, porque estava me preocupando com detalhes.

Você não precisa ser dono de uma grande empresa, nem precisa estar com seu caixa positivo para ser uma empresa que presa pelo bem-estar do próximo. Criar ambientes de trabalho agradáveis é algo motivador. Temos de encher os olhos de nossos funcionários com boas práticas de convivência, respeito, ética e unir a beleza à sustentabilidade do seu negócio.

Se você é uma daquelas muitas empresas que não colocam papel higiênico no banheiro dos funcionários para economizar, reveja tudo e pare para pensar, coloque-se no lugar das pessoas. Pode ter certeza de que pequenas ações vão renovar a motivação da equipe. Tudo passa pela consciência do que podemos fazer em prol do outro. Então fica a reflexão: não existe receita, existem valores que podemos mudar.

4 Comentários

  1. Ricardo Vasconcelos Lelis disse:

    Boa noite,

    uma empresa que trata o salário dos seus colaboradores como gastos, está fadada ao fracasso. Salário é o melhor investimento que uma organização pode ter, desde que saiba escolher quem merece recebe-lo.

    Att.

    Ricardo Vasconcelos Lelis

  2. Nilton Paes disse:

    Parabéns pelo belíssimo exemplo de gestão e empresa que todos desejam trabalhar nela.
    Abraços a todos da família Transpes.
    Nilton Paes

  3. Nilton Paes disse:

    Parabéns pelo belíssimo modelo de gestão e de empresa que todo profissional deseja trabalhar.
    Abraços a toda a família da Transpes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *