chefe secreto
Tarsia Gonzalez abre nova temporada do quadro Chefe Secreto, do Fantástico, passa 2 semanas no chão de fábrica e detecta 24 melhorias que vão garantir segurança e maior produtividade
16 de janeiro de 2017
sucesso
O que é sucesso?
18 de janeiro de 2017
participar do chefe secreto

Desde dezembro, tenho falado muito sobre planejamento e inclusive mencionei que nem tudo pode ser planejado, que existem presentes divinos que surgem em nossas vidas e eu só posso acreditar serem, de alguma forma, um tipo de missão. No ano passado, uma surpresa ajudou a mudar minha vida para melhor: participar do Chefe Secreto

O ano de 2016 foi de superação e aprendizado. Perdi meu pai no dia 07 de janeiro. Pela primeira vez, me deparei com um momento sem sonhos e sem entusiasmo. O Brasil já se encontrava em um processo de crise, nossa empresa completava 50 anos e era preciso tomar atitudes extremamente dolorosas, numa busca necessária de redução de custos para sobrevivência corporativa.

Em meio a esse turbilhão de acontecimentos e decisões, recebi um telefonema da competente Amanda Prada, executiva da Rede Globo de televisão, que me convidou a ir até São Paulo para batermos um papo. Naquele momento da minha vida, não compreendi muito bem o que estava acontecendo, me sentia um pouco anestesiada com tantas incertezas e simplesmente respondi: tudo bem, obrigada.

No dia 02 de junho embarquei para a capital paulista. Fazia frio, chovia muito e o dia estava nublado. Após a perda do meu pai, muitas coisas aconteceram, me encontrava em silêncio comigo mesma e com a vida, repensando o que deveria fazer e tentando encontrar um sentido para o futuro.

Comecei a trabalhar com os meus irmãos muito jovem, passamos a fazer parte de um sonho que não era nosso, mas se tornou nosso. Fomos criados como soldados para realizar os planos de meu pai e, de repente, quando ele se foi, me vi sem saber quais eram os meus sonhos. Decidi tirar férias e me programei para passar 30 dias fora. Meu objetivo era buscar novos projetos e encontrar desafios que trouxessem sentido para a minha existência.

Em uma conversa de aproximadamente 3 horas com a equipe da Globo, respondi a inúmeras perguntas sobre minha carreira, sobre nosso negócio, sobre a história da companhia que completava 50 anos, tinha sido iniciada por um imigrante espanhol e que, naquele momento, já havia recebido, por dois anos consecutivos, o Prêmio de Melhor Empresa para se Trabalhar, concedido pela revista Você S/A.

Amanda me contou sobre o projeto de resgatar o quadro “Chefe Secreto”, do Fantástico, com Max Gehringer. Me senti grata pelo reconhecimento e a possibilidade de já ter sido uma das escolhidas. Naquele momento, a possibilidade já era mais que suficiente para mim. Nosso tempo já tinha se esgotado, mas ela pediu que eu ficasse um pouco mais, apenas mudando de sala. Eu acreditava que não tinha mais nada para contar, mas claro que concordei. Fomos para um outro local junto com a sua assessora Angélica Abreu e meu grande amigo Tito Simões que me acompanhava.

Foi aí que aconteceu o mais interessante. Quando imaginei que tudo tinha terminado, Amanda me olhou nos olhos e me fez a pergunta que me trouxe de volta à vida: “Tarsia, estamos supersatisfeitos em conhecer a empresa, a sua carreira, o seu currículo, mas me conte um pouco a sua história, como foi que você começou a trabalhar”?

Imaginem um cometa que sai em disparada ao seu passado e resgata em sua memória algo que estava esquecido. Eu me transportei no tempo pelas lembranças e, de repente, estava terminando um jogo de tênis com meu pai e, toda envergonhada, me enchi de coragem e decidi pedir a ele um par de sapatos de salto.

Foi nesse momento que resgatei minha história, meus sonhos e recebi de presente participar do quadro “Chefe Secreto”.

14 Comentários

  1. Francisco camara disse:

    Parabéns pelas atitudes , vc fica como um belo exemplo p as pessoas.

  2. Tarsia, acompanhei atentamente os dois programas, ja conhecia a companhia mas não conhecia a historia da empresa e nem a sua historia, fiquei muito emocionado com tudo e no final me perguntei: por que as empresas não podem ser assim como a Transpes?? sou do ramo de transporte de carga e vim de uma empresa familiar, nao é difícil, basta querer mas querer mesmo, com amor e vontade. Parabéns e desejo a família Transpes e a você muito sucesso e prosperidade!!

    Alessandro

  3. Ricardo Vasconcelos Lelis disse:

    Você transpira competência. É bom ver gestores de sucesso assim como você.

  4. Ryoji Sagara disse:

    Não como um exemplo para os brasileiros, um bom exemplo para todos os países. Só tenho que admirar pela atitudes, isso que é liderar uma grande Empresa, parabéns Tarsia.

  5. Sérgio Valério Gonçalves disse:

    Apos assistir o chefe secreto representado pela sua pessoa é que nos faz acreditar nas pessoas e no Brasil, gostaria de fazer parte da sua equipe como motorista carreteiro. Deus abençoa.

  6. Ciane disse:

    Sua humildade é incrível ! Que Deus continue abençoando sua empresa e você , nada é pequeno quando sonhamos … Suas postagens e pensamentos motiva várias pessoas , inclusive eu !! 👌🍀🌾👏👏

  7. Paulo Gil disse:

    Tarsia, bom dia.

    Sou apaixonado por ônibus, assisti você como “Chefe Secreto” e você “mandou muito bem”.

    Após ler o texto acima, uma coisa me chamou atenção quando você escreveu:

    “passamos a fazer parte de um sonho que não era nosso, mas se tornou nosso. Fomos criados como soldados para realizar os planos de meu pai e,
    de repente, quando ele se foi, me vi sem saber quais eram os meus sonhos.”

    Esta colocação me tocou e fiquei numa dúvida:

    Qual é ou era o “seu” sonho ?

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção é a Paixão”

  8. Gilberto Mendes dos Santos disse:

    Eu assisti e achei o máximo a sua postura de se preocupar com os funcionários e com a empresa em que faz parte como uma líder! Conheço pessoas da Transpes e sei que se dedicam ao máximo vestem a camisa mesmo ! Parabéns Tardia González Deus continue te abençoando e dirigindo a sua vida sempre!

  9. Sergio de Sousa disse:

    Parabéns Tarsia, você torna o mundo empresarial belíssimo e competente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *