Qual o papel da psicologia no mundo corporativo?
3 de maio de 2017
A fé acima de dogmas e como o mundo corporativo pode voltar a brilhar
5 de maio de 2017

Mudanças trabalhistas, uma visão de gestão

Com mais de 20 anos de trabalho na área de gestão de pessoas e carreiras de uma das maiores empresas de transporte do país, posso falar com propriedade, toda mudança gera desconforto, mas é necessário que cada empresa se transforme e se adeque às novas realidades, sem medo do amanhã.

 

As mudanças trabalhistas estão provocando discussões e opiniões diversas. Como gestora com mais de 20 de experiência, posso dar a certeza de que toda mudança precisa de um tempo de adaptação, nesse caso, diferente para cada empresa. Entretanto, é necessário que as companhias se transformem e se adequem às novas realidades, sem medo do amanhã.

 

Com os acordos coletivos realizados entre empregados e empregadores, será possível construir uma nova realidade para cada setor da economia. As carreiras, em si, não serão afetadas, até porque o caminho profissional de cada trabalhador brasileiro deve estar pautado por suas competências, pela dedicação, pelo empreendedorismo e profissionalismo. Não fosse assim, não teríamos profissionais daqui atuando em outros países, com legislações tão diferentes.

 

O que vai acontecer é que os trabalhadores terão que ter mais jogo de cintura e terão que prestar muita atenção no autogerenciamento, no encaminhamento que eles mesmos darão a suas carreiras. Empresas e colaboradores deverão trabalhar juntos nas negociações para que os resultados sejam positivos e produtivos para ambos os lados.

 

A insegurança frente às mudanças é natural. Mas o importante é que para construir um novo Brasil, todos nós devemos estar prontos para contribuir de forma ética. O diálogo e a transparência vão precisar pautar todos os relacionamentos profissionais. A mudança será de postura frente ao mercado e à própria vida.

 

Vejo a questão de férias, por exemplo, como uma mudança de conceito em relação à qualidade de vida – será possível, para o trabalhador, ter mais flexibilidade para atender seus projetos pessoas e com a família. Será a oportunidade de experimentar o que jamais antes tinha vivido, escolher mais oportunidades de descanso ao ano, planejar, projetar.

2 Comentários

  1. um ótimo conteúdo com qualidade profisisonal eu sempre encontro no site de vocês.posso ser sincero em admitir com toda certeza que vocês são a melhor equipe (claro na minha opinião)que falam sobre este tipo de tema uma vez que é dificil observar em sites,blogs,portais entre outros uma forma de escrever ou seja redigirn é igual a de vocÊs estão mesmo de parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *