A transformação – uma nova versão de si mesmo
1 de fevereiro de 2017
Seja seguro de si mesmo
3 de fevereiro de 2017

Lidere sua própria vida

Começamos um novo ano, uma nova história. Quer ser um bom líder? Aprenda a liderar sua própria vida, direcionar seus sonhos e habilidades. É só dar o primeiro passo.

Minha dica para esse ano que inicia é: em vez de buscar soluções prontas, busque seu autoconhecimento. Não há nada mais valoroso do que conhecer a si mesmo. Só assim podemos fazer escolhas certeiras, que nos levem aos nossos próprios objetivos e nos permitam escrever nossa própria história.

Mas assim as dificuldades sumirão? Obviamente que não. A vida é feita de crises, elas vão continuar a existir e nos impulsionar. O que muda com o autoconhecimento é o modo de lidar com as crises e os problemas que surgirão no caminho.

Se eu me conheço, saberei que determinadas direções me farão sofrer mais. Se eu me conheço, posso escolher com mais sabedoria. Se eu me conheço, mesmo em meio ao caos, é possível estar em paz.

Mas como se conhecer? Muitas vezes, é preciso buscar algumas respostas lá fora. Há quem pense que pedir ajuda é para fracos, ou que se deve buscar profissionais quando se tem um problema. Como um psicólogo, por exemplo.

Mas, ao contrário, falar de suas expectativas, rever história de vida, expor problemas é uma forma de se conhecer, olhar para o espelho da alma e entender “quem eu sou?”, “o que eu quero de verdade?”.

A partir daí, é possível reconhecer suas habilidades e aí, a resposta é praticar com disciplina, mas com maior consciência de si mesmo e de todos que lhe cercam. A maior verdade da vida é que ela requer dedicação. Para ser alguém, é preciso se dedicar. Mas com o autoconhecimento, eu sei que estou colocando me esforço naquilo que realmente acredito.

As empresas esperam cada vez mais colaboradores que acreditam no que fazem e vibram na mesma direção, que reconheçam seu valor e saibam o que querem.

16 Comentários

  1. Ismail rocha disse:

    Legal d mais

  2. Adilson disse:

    Olá tarsia, boa tarde!
    Tema muito interessante; conhecer a se mesmo.Te confesso que não é fácil, más
    Também não é impossível!
    O ideal é se policiar diante de nossos vícios e erros.e buscar de fato conhecer nosso interior.
    Pois, o quê importa é tomar atitudes e buscar nossos sonhos!!

  3. Edmar disse:

    Demais esses textos muito inspirador cada um melhor que o outro.

  4. Sérgio Valério Gonçalves disse:

    Para dar dois passos a frente nem sempre é preciso dar dois passos atrás, as pessoas devem acreditar sempre nelas, não basta estar na empresa, tem que ser a empresa, como já foi dito ” Quem faz o que ama, não trabalharás um só dia na sua vida. Obrigado Tarsia.

  5. Edson disse:

    Mensagem inspiradora.

  6. Ricardo Vasconcelos Lelis disse:

    Boa noite Társia,

    muito bom o texto. Buscar se conhecer, se entender é muito bom. Faço análise a alguns anos buscando sempre me entender. Sem dúvida é o melhor investimento que já fiz na vida. Poderia ter usado essa grana em coisas materiais, mas talvez eu não encontraria nelas a satisfação que consegui buscando me conhecer melhor.

    Sobre a liderança já estive em situações onde meu superior não tinha a competência de liderança que muitos no chão de fábrica tinham. Eis que entra o fator das escolhas (falado em posts passados!) das peças corretas nos lugares corretos e no momento correto.

    Grande abraço!

    Att.

    Ricardo Vasconcelos Lelis

  7. Paulo Gil disse:

    Tarsia, bom dia.

    Ser líder até que não é tão difícil; uma vez assisti um filme que uma das falas foi:

    “SE ESTIVER NO COMANDO COMANDE”

    E as vezes quem está no comando NÃO comanda, por “n” razões é claro (hoje aprendi).

    Agora, entender “quem eu sou?”, isto é muiiiiiiiiiiiiiiito difícil.

    No meu caso, sou comecei a entender quem eu sou, após um surto depressivo em 2008 e estou quase sabendo quem sou, penso até em escrever um livro, com a experiência prática que eu passei.

    Claro que muitos já sabem quem são desde o primeiro choro, mas muitos também demoram a saber.

    Mas penso que cada um tem o seu momento, hoje reconheço que “acordei” na hora certa, pois se eu tivesse acordado antes muita coisa eu não teria conseguido suportar.

    Tarsia, quanto ao último parágrafo do seu post, permita-me discordar.

    “As empresas esperam cada vez mais colaboradores que acreditam no que fazem e vibram na mesma direção, que reconheçam seu valor e saibam o que querem.”
    E permita-me reescrevê-la.

    “As empresas esperam cada vez mais colaboradores que acreditam no que os seus gestores fazem, vibram na mesma direção, que reconheçam seu valor e saibam o eles querem.”

    Não sou o dono da verdade, mas penso assim e fica aí o contra ponto para reflexão de todos.

    Att,
    Paulo Gil

  8. Elis Colares disse:

    Liderar a própria vida e um grande desafio. ótima matéria. adorei..

  9. Minha admiração pela nossa empresa Transpes É muito Grande de pois desse grave acidente que aconteceu na minha vida ágoracom ainha nova amizade com senhora Tarsila ela é uma grande mulher com todo respeito!

  10. Flavia Soares disse:

    Ótimo, texto!
    Era tudo que eu estava precisando ler neste momento.

    Tenho verdadeira administração pelo seu trabalho Tarsia.
    Você está de parabéns em compartilhar com os demais os seus conhecimentos e experiências.

    Sucesso!!!

  11. Renato disse:

    Tarsia, você é muito maravilhosa. Parabéns!

  12. Muito bom o texto!!!
    Parabéns Tarsia!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *