Ser mulher em um mundo corporativo tão masculino
6 de Março de 2017
Mulher feliz
8 de Março de 2017

Executiva, empregada, profissional liberal. Escolha ou tenha a profissão que quiser, mas, ao ser mãe, aprenda a conviver com uma companheira inseparável: a culpa.

Ouço desde sempre que toda escolha tem seu preço. Mas confesso, ser mãe e executiva (ou ter qualquer tipo de trabalho que consuma seu tempo) talvez seja a escolha mais “cara” de todas. É um preço alto demais. Como ser boa em tudo?

Tem um filme americano chamado Perfeita é a Mãe, que mostra exatamente essa realidade: a mulher com o bebê no colo fazendo o café, levando os filhos para escola, sendo extremamente demandada e, depois, chegando atrasada ao trabalho. É assim mesmo. E aí, de repente, a gente fecha os olhos por segundo, respira fundo e já sentada na mesa do trabalho, virando executiva, com mil afazeres e sendo novamente, de uma forma diferente, mas igualmente exigente, sendo demandada.

No final do dia, morta de cansaço, sem nem conseguir comer, novamente atarefada com as coisas da casa, a gente sente uma culpa desgraçada, porque passou o dia inteiro longe do (s) filho (s). No filme, as mães conseguem dar a volta, minimizar expectativas e diminuir a culpa. Mas, e na vida real? Quem de nós consegue?

Só de relembrar, juro que não sei como eu conseguia e não sei como as mães conseguem. Imagino milhares de mulheres como eu, algumas em situações muito mais difíceis, porque no fim do dia ainda enfrentam horas de condução para chegar em casa e se preocupam porque o dinheiro não é suficiente no fim do mês.

Parabéns mulheres trabalhadoras, executivas e mães! Eu sei o que vocês passam! Eu sei o preço que paguei e sei que Deus, de alguma forma, zelava por mim. Sintam-se verdadeiramente vitoriosas, porque trabalhar, dirigir empresas e pessoas e ainda ser mãe só podia mesmo ser uma tarefa para mulheres. Fortes que somos, multitarefas que somos.

7 Comentários

  1. Ricardo Vasconcelos Lelis disse:

    Boa tarde Társia,

    bonito texto. Infelizmente vivemos em uma sociedade onde se vangloria ricos, homens e velhos (como se velhice fosse sinônimo de sabedoria! Não mais!). Enquanto a mulher for vista como alguém inferior, que não merece uma maior fatia do bolo simplesmente por ser mulher estaremos fadados a ser uma sociedade fracassada.

    Não devemos confundir capacidade física com capacidade intelectual. Mas em muitas situações as mulheres têm se mostrado superiores tanto fisicamente quanto intelectualmente.
    Serei um eterno defensor das mulheres pois a que mais colaborou e colabora para o meu caráter é uma mulher, minha mãe!

    Att.

    Ricardo Vasconcelos Lelis

  2. Francisco camara disse:

    Seu texto diz tudo , sobre este ser tão complexo e completo que é a mulher. Admiro muito e digo que não consigo fazer mem a metade de tudo que uma mulher faz.Mae , eeposa , executiva. .

  3. Luiz Fernando Alves Leite disse:

    Prezada Tarsia Gonzalez bom dia!. Deus sem dúvida é perfeito em tudo quanto fez. Nos fez com doses exatas de componentes e atributos que nos diferem de homens e mulheres. Às Mulheres que reconhecidamente despontam em empoderamento em diversas áreas e segmentos, efetivamente ocupam seu espaço e tomam posse de seus postos, fortalecendo e solidificando as bases para o estabelecimento de um mundo melhor. É assim que deve ser, o pluralismo, a multidisciplinaridade, desenhando cenários diversos para que nos resultados quaisquer que sejam, brilhe tão somente a excelência e a melhor escolha. Não importa a classe social, o ponto chave é chegar ao fim do dia, na união dos esforços, ter a certeza de que o “Meu Melhor” foi despendido, e que o amanhã nos espera. Homens e Mulheres deem as mãos na luta por um mundo melhor para que nossos pequeninos de hoje sejam grandes e vitoriosos no amanhã. Quanto à “Culpa” ponto forte de seu “Post”, tenho a dizer: minha Mãe trabalhava durante o dia e costurava na madrugada para sustentar e ajudar nas despesas junto ao meu Pai, sobrava mesmo pouco tempo para nós os Filhos, mas o pouco tempo era repleto de qualidade, amor e exemplo. Estes elementos foram mais que suficientes para formar 5 filhos tanto na vida acadêmica, quanto na vida do caráter, e eu tive a oportunidade de me formar pela USP. 5 Filhos apenas eu de homem. Obrigado Mãe, por ser minha Mamãe, Obrigado Pai, por ser meu Papai. Abraço. Atenciosamente; Luiz Fernando Alves Leite.

  4. Simplesmente Mulher

    Mulher é uma estação ininterrupta
    O machismo desde longas datas ousa querer findar
    Mas desconhece, em doce essência a mulher é como o luar
    Em silêncios surpreende com seu belo brilhar

    Mulher é a fonte do verbo amar
    É preciso humildade para contemplar

    Fecundos são seus subjetivos atos do verdadeiro labor
    Carregam em ti polens
    Que superam a dor

    Em sua razão não ofuscam densas nuvens
    Graças às observâncias da sensibilidade
    Transcendem toda realidade

    Mulher é flor de cactos
    Majestosa em espírito
    Que nos salva o ser

    Mulher, não são pétalas
    Bem me quer
    Menos ainda o mal me quer

    Mulher é um ser que não damos conta de revelar
    Por ser sensível e mister
    À percepção masculina
    Hostil e gélida

    Wellington Bernardino Parreiras
    Mineirim das Gerais
    08/03/2013
    15:35

  5. Debora disse:

    Texto espetacular!!

  6. Regina Gonzalez disse:

    Mamãe linda! TE AMO

  7. Olá, gostei muito da postagem… Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *