Diversidade é interação, e não somente inclusão
6 de dezembro de 2016
Ser mãe é uma opção, e não um dilema
8 de dezembro de 2016

Gestora enfatiza importância dos processos para maior produtividade nas empresas

Com experiência de ter encaminhado a mineira Transpes para ser primeira empresa de transportes certificada em Minas Gerais e a terceira no Brasil, Tarsia Gonzalez delega aos processos assertivos e bem embasados a chave para o sucesso de uma companhia.

Processos“Quando penso em uma empresa organizada, o que me vem em mente são as necessidades de controles que devem existir em cada processo realizado. No passado, quando um funcionário entrava normalmente ele ficava sendo acompanhado por um mais antigo, que ensinava as tarefas e como realizar, mas nem sempre aquela forma seria a mais adequada, a mais econômica ou a mais eficiente. Outra coisa muito importante é que quando apenas um funcionário tinha conhecimento de tal processo e por algum motivo estava ausente, perdíamos o como fazer”. É assim que Tarsia Gonzalez, psicóloga e Presidente do Conselho Administrativo da Transpes, uma das maiores empresas de logística do país, vê a importância dos processos.

Ela enfatiza: “vejo os processos como um manual de instrução, de qualquer empresa que busca garantir qualidade e eficiência independente de quem os executa”. Estamos vivendo tempos de readequação constante e busca incansável por maior produtividade, sem perder o quociente humano nas organizações. E, para Tarsia, somente quando construímos processos assertivos e com conhecimento real das necessidades da empresa, é que atingimos um nível de excelência. A preocupação com a qualidade processual não é de hoje, com o advento da ISO 9000, nos anos 90, as empresas começaram a correr atrás do prejuízo, como se diz, buscando qualidade para serem vistas de forma diferente.

Certificação

Tarsia conta: “sempre busquei formas de desafiar as pessoas a melhorar e crescer. Quando conheci a ISO 9000, fui em busca de conhecer profundamente do que se tratava e me convenci de que era o que nós precisávamos”. Mas, na época, buscar padrões certificados para uma empresa de prestação de serviços era algo que outras pessoas julgavam impossível. Tarsia revela que ouviu muitas críticas, mas que o apoio do Diretor Operacional Alfonso Gonzalez, também acionista que conhecia profundamente toda área operacional, foi fundamental para que a Transpes pudesse atingir o objetivo.

Projeto

Foi criado, então, o projeto de certificação chamado “Ciclo de Serviço ao Cliente”, com o objetivo de garantir qualidade em tudo que fosse solicitado pelo cliente. Foram 2 anos de construção dos processos, mas valeu a pena: “em nosso sistema constava manual da qualidade, controle de todos os documentos e registros, quais eram as responsabilidades e comprometimento da direção, de que forma dar foco ao cliente, os planejamentos e objetivos da qualidade, as responsabilidades e autoridade de cada gestor – que passava a responder diretamente pelos processos de sua área, gerando uma necessidade real de controles de gestão”, enfatiza Tarsia.

Transpes

Desde então, a Transpes realiza pesquisas junto aos clientes para a validação de satisfação, auditoria externa e interna com um grupo seleto de funcionários. “Todo ganho em produtividade que não comprometa as relações humanas é uma vitória”, explica a gestora, que finaliza: tornar a empresa a primeira de transportes certificada em Minas Gerais e a terceira no Brasil foi um desafio e a realização de um sonho. Mas mais do que isso, foi a prova de que unir preocupação com resultado e com as pessoas é possível e determina o caminho de sucesso de uma companhia.

Sobre Tarsia Gonzalez

Aos 13 anos, seu sonho era comprar um par de sapatos de salto. O pai disse que, para isso, ela precisaria trabalhar, mas o sonho do sapato foi apenas o estopim para uma carreira sólida, que começou aos 16 anos e resultou na ampliação da empresa, com foco especial na satisfação de seus funcionários, e na presidência do Conselho Administrativo, função que ela desempenha com o talento, foco em resultados sem deixar de lado o coração. Formada em psicologia, Tarsia aprendeu na prática como é alavancar sucessos e deseja levar essa experiência a outras empresas: “meu objetivo é levar o olhar sobre as diferenças e contribuir com minha experiência para que outras companhias possam atingir o nível de governança necessária para o seu sucesso”.

Mais informações

Clozel Comunicação | Katiuscia Zanatta – katiuscia.zanatta@clozel.com.br | 2594-7891 | 99497-8523

 

 

10 Comentários

  1. Lincoln Mourão disse:

    Tarsia,
    Boa noite!
    Você sabia que a Turbo Brasil, sediada em Contagem – MG, foi a única empresa mineira reconhecida pela FNQ – Fundação Nacional da Qualidade com o PNQ 2016 (Prêmio Nacional da Qualidade) com destaque em PROCESSOS?
    O PNQ reconhece as empresas que têm excelência em gestão.
    Acredito que valha a pena você conhecê-la.

  2. Luis Domingues disse:

    Tenho orgulho de ter participado diretamente deste processo.

  3. Lindon Jonshon disse:

    Parabéns Tarsia, pelo excelente trabalho que vem sendo feito por vc, elevando ainda mais a credibilidade da Transpes junto aos funcionários, clientes e fornecedores!

  4. Magno Amaral leite disse:

    Toda a empresa, deveria ter como objetivo o modelo de sua empresa! Primeiro lugar pessoas! Segundo lugar processo! Terceiro lugar produto! Pessoas satisfeitas, vc tem um processo perfeito! Seu produto , não terá preucupaçao pois estará em boas mãos! Pessoas/processos/produtos

  5. Geraldo Afonso Porto Pedrosa disse:

    Os processos dem ser claros, objetivos e otimizados de forma a facilitarem o cumprimento da missão da empresa, o trabalho eficaz e o bom relacionamento entre os colaboradores.

  6. […] Com experiência de ter encaminhado a mineira Transpes para ser primeira empresa de transportes certificada em Minas Gerais e a terceira no Brasil, Tarsia Gonzalez delega aos processos assertivos e bem embasados a chave para o sucesso de uma companhia. Fonte: Tarsia Gonzalez […]

  7. Tábata Tinoco disse:

    Muito orgulho em fazer parte dessa empresa e hoje atuar como Gestora da Qualidade, dando sequência à manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade iniciado pela Tarsia. O acompanhamento e o carinho dela continua o mesmo, sempre muito envolvida com nossos processos. Gestão de processos com excelência em Gestão de Pessoas!!!

  8. CL CAR Mecanica disse:

    PARABÉNS !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *