Como conviver (e mudar) com a realidade de preconceito que ainda existe com a mulher no mundo corporativo?
22 de fevereiro de 2017
Mas afinal, o que é o amor?
25 de fevereiro de 2017

A experiência de se aproximar de todos os elos da cadeia

Vou continuar contando minha experiência com o Chefe Secreto, do Fantástico, por meio do qual conheci pessoas incríveis e pude rever conceitos e expectativas. Quando falamos de pessoas, o inesperado é sempre bem-vindo, contanto que estejamos abertos para ele.

Capítulo 3 – No Lava jato da Matriz, tendo a oportunidade de conhecer Adriano Muniz Braga.

As empresas não podem perder a visão de quem participa do seu dia a dia, para não desperdiçar possíveis talentos. Não é fácil formar pessoas, mas vale a pena. Muitas vezes, as empresas abrem processos de seleção sem antes buscar dentro do próprio negócio possíveis potenciais humanos que estão ocultos e isso pode ser um fator desmotivador para quem espera ser reconhecido.

Adriano é um jovem de 21 anos que trabalha há dois anos na empresa e que começou como auxiliar de pátio. Já no início profissional, sempre almejou um crescimento, se colocando sempre disponível para seu gestor e, assim, conseguiu, em dois anos, passar de auxiliar de pátio para o cargo de responsável pelo tratamento de água da empresa.

A água utilizada para o lava-jato da Tranpes vem do poço artesiano da empresa e precisa ser tratada para ser usada. É na Estação de Tratamento de Efluentes, onde Adriano trabalha, que esse processo é realizado, por meio de etapas físicas e químicas, que necessitam de atenção e cuidado.

Pude perceber o carinho e a seriedade com que ele realiza suas tarefas. Certamente, a Transpes está repleta de pessoas assim, que colocam o coração no trabalho que realizam. É bonito de ver o esforço e a dedicação e é incrível saber que, além, é claro, de vestir a camisa, essas pessoas são motivadas por sonhos e anseios pessoais.

Adriano quer crescer. Quer entrar, um dia, para a área de gestão. E eu tenho plena certeza de que ele vai conseguir. E como sei disso? Porque minha própria carreira também foi feita de garra e coração, dois ingredientes indispensáveis para quem quer ser um profissional de sucesso, seja em que nível de uma empresa.

Neusa Xisto queria ser motorista carreteira, Adriano quer ser gestor. Sonhos diferentes e o mesmo empenho e alegria com o trabalho. Adriano é um rapaz com muita garra e o principal ele tem, que é a motivação para crescer. Ele está no caminho certo.

4 Comentários

  1. fabio disse:

    Excelente texto. Parabéns, Tarsia.

  2. Ricardo Vasconcelos Lelis disse:

    Boa noite Társia,

    como gestor ambiental por formação, eu aconselharia o seguinte: seria muito legal que o Adriano fizesse algo relacionado à conscientização do bom uso das águas para os demais colaboradores da Transpes. Esses ensinamentos pode ser algo que seus colaboradores podem praticar em casa com suas famílias e dar exemplos para seus filhos. Isso pode ser feito através de mini-palestras em Power Point nos setores da empresa.

    Se você parar para analisar sobre a água dentro de uma empresa de logística você descobrirá que a falta dela pode te causar enormes problemas. Com uma fronta enorme como a Transpes possui, já pensou se essa frota não puder fazer suas limpezas? Se colocar na ponta do lápis, a depreciação acaba acontecendo mais rápido, sem contar que as estradas do Brasil não terão o azul e vermelho brilhando nelas.

    Eu costumo ministrar palestras em escolas infantis. É mágico ensinar os pequenos, mas na verdade quem mais aprende com tudo isso sou eu ao final do trabalho.
    Caso minha sugestão agrade, me coloco à disposição para melhor detalha-la.

    Att.

    Ricardo Vasconcelos Lelis

  3. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa tarde.

    Todo ser humano tem o seu valor pessoal e profissional, claro que uns mais outros menos.

    Mas, na grande maioria das vezes os “Sistemas” só reconhecem “aqueles”, que todos já sabem quais são.

    Que fartura!

    Água de poço, tem de pensar em reutilizar água da chuva, da lavagem e de reuso
    da empresa de abastecimento local.

    Ótimo Carnaval a todos !

    E dia 06 de março de 2017 o ano se incia.

    Isso dá samba…

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *