o papel do conselheiro
O papel do conselheiro em uma empresa
15 de dezembro de 2016
processos
Como garantir qualidade nos processos e aumentar a produtividade
19 de dezembro de 2016

Estar saudável e a busca pela qualidade de vida

estar saudável

Quando penso em estar saudável e ter uma vida saudável, meu principal objetivo é me preparar para envelhecer com qualidade.

Estar saudável – Na minha infância, não tinha permissão para fazer atividades físicas: aos 7 anos de idade, após uma febre reumática, precisei realizar um tratamento até os 13 anos, o que me impossibilitava de praticar exercícios. Na aula de educação física, eu era a única da sala que ficava sentada na arquibancada assistindo as aulas de vôlei, queimada, handebol, basquete e morria de vontade de participar. Na adolescência, quando recebi alta médica, a primeira coisa que fiz foi procurar escolas especializadas em atividades físicas. Queria fazer tudo ao mesmo tempo.

Iniciei pelo ballet, passei para o sapateado e, finalmente, a dança flamenca e, por esse motivo, fui em busca de fortalecimento muscular nas academias. A partir de então, os esportes em geral passaram a fazer parte da minha vida. Experimentei um pouco de tudo: trekking, kitesurf, escalada, mergulho, corrida…

O esporte é essencial para mim. Treino todos os dias e sinto, com isso, um enorme entusiasmo e alegria. Esse é o estilo de vida que escolhi para mim. Sinto que é muito importante a conscientização pessoal de como quero estar aos 50, aos 60 e aos 70 anos. Quero ter capacidade de continuar a minha vida fazendo tudo que me dá prazer.

Planejamento

No seu plano pessoal de 2017, aproveite para repensar essa área da sua vida. Monte um projeto, faça um compromisso com você mesmo e escolha o seu futuro.

Deixo aqui minhas dicas, pontos essenciais que devem ser observados para o planejamento de sucesso:

– Tenha todos os seus exames em dia e consulte um médico especialista que possa lhe orientar com uma alimentação saudável.

– Cada pessoa tem características individuais, não devemos utilizar receitas de dietas prontas, porque cada um tem suas particularidades e objetivos.

– Busque uma academia próxima à sua casa para se sentir motivado a frequentar todos os dias e não desistir no meio do caminho.

– Tenha o acompanhamento de um treinador físico, que seja uma pessoa especial, que acompanhe, motive e que possa desenvolver um treino personalizado e exclusivo para você e suas necessidades.

Hoje, completo 5 dias de treino e este é Guilherme Scalioni, treinador físico, graduado há uma década na UFMG, com especialização em treinamento de força. Meu personal, que cuida de mim com muito carinho, todos os dias.1481886307288

7 Comentários

  1. Guilherme disse:

    Nosso dia a dia é muito corrido. Temos que tirar um tempo para nós mesmos. No ano de 2016 não consegui dedicar à atividade física. E sinto que realmente é necessário esse tempo. Vou seguir seus conselhos Tarsia Gonzalez.

    • Guilherme, fico tão feliz em estimular você.Temos de cuidar da nossa saúde e do nosso futuro. Tem atitudes que só dependem de nós mesmos.
      Seja você o dono de sua vida e de sua história.
      Grande abraço
      Tarsia Gonzalez

  2. Geraldo Afonso Porto Pedrosa disse:

    O esporte e a prática de atividades físicas são essenciais em minha vida. Pratico esporte de competição desde os 9 anos de idade e já passei por futebol, natação, handebol, vôlei, peteca e corrida. Depois de 3 cirurgias e muitas broncas dos médicos, hoje só jogo vôlei, que é minha grande paixão. Para tal tenho que malhar muito para aguentar a rotina de treinos e competições e mantar os joelhos em ordem.

  3. Alex Piovezan disse:

    Tarsia, estou apaixonado por você.
    Linda, charmosa e inteligente.
    Simples assim.
    Alex Piovezan.
    Florianópolis_SC

  4. Francisco camara disse:

    Acompanho este quadro do fantástico pois me identifiquei , para minha surpresa passei a ver uma mulher firme , determinada , llnda e inteligente .. isso chamou muito minha atenção.
    Francisco camara de Vasconcelos
    Fortaleza//e

  5. francislei José dos Santos disse:

    Olá Tarsia!…faço de suas palavras as minhas ,no que se refere a dedicação,em abril de 2015,estava no auge dos 130 Kg. cravados,já não aguentava mais o peso do corpo,e olha que eu só tenho 1.73 de altura,sem contar a pressão arterial altíssima,pré diabético,roncava de mais a noite,cheguei a fazer o exame apneia do sono ,no qual constatou 3 paradas respiratórias durante o sono,resumindo,só não morri por Deus,não havia mais roupas que me servissem,quando encontrava era o triplo do preço,apelidos e piadinhas era o que não faltava,tinha que levar na esportiva,pois se não era brigas e discussões diárias,mais até que naquele mesmo mês decidi reagir,me consultei,com Endocrinologista e Nutricionista,para minha tristeza me disseram que meu caso era cirurgia bariátrica,mais que eu poderia tentar com exercícios físicos e dietas,não pensei duas vezes optei pelo segundo conselho,tomei a iniciativa,saindo da clinica,com a dieta em mãos comprei tudo o que precisava para um nova vida,comecei com a mesma e os exercícios no dia 1 de Maio de 2015,com muita garra e dedicação no primeiro mês eliminei 10,4 Kg. no segundo 10.kg.depois no terceiro 6 Kg. e foi indo quando dei por mim em 5 mês eliminei 47 Kg. Hoje caminho 10 Km todos os dias de manhã e faço academia no fim de tarde,minha vida tem sido outra,Graças a Deus em primeiro lugar que me deu forças pra chegar até aqui,e aos profissionais e amigos que tanto me incentivaram,quando almejamos algo,com fé e determinação podemos alcançar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *