empresa
A empresa familiar e o desafio de estreitar diferenças
24 de novembro de 2016

Do salto do sapato ao salto para a empresa

sapato de salto

Foto: Christoph Reher

O fato de ser filha única entre dois homens não deu privilégios a Tarsia Gonzalez, que hoje é Presidente do Conselho Administrativo da Transpes, escolhida pela terceira vez como a melhor empresa para se trabalhar do Brasil. Tornou-se sócia-cotista assim que começou a trabalhar. Aos 16 anos, queria dinheiro para comprar um par de sapatos de salto. Hoje, Tarsia administra a empresa com os irmãos.

O sapato de salto: “Em 1982, com 13 anos, eu disse a meu pai que estava crescendo e que as minhas roupas já não eram mais de criança, e que eu tinha muita vontade de comprar um sapato de salto. Eu achava um sapato de salto a coisa mais linda do mundo”, lembra Tarsia. A resposta do pai foi de que estava na hora de Tarsia trabalhar para que pudesse comprar o sapato. “Eu não sabia o que fazer, me senti muito envergonhada. Nós já fazíamos parte de uma família de classe média alta, estudávamos em boas escolas, mas eu só teria o sapato e roupas novas se eu começasse a trabalhar”, completa.

Tarsia conversou com a mãe e disse que queria parar de estudar para poder trabalhar. “Minha mãe ficou muito brava com meu pai e disse que não. Em primeiro lugar, eu deveria estudar”, conta. Tarsia diz que assim nasceu o desejo e a necessidade de começar a produzir para conquistar as coisas sem precisar pedir a ninguém. Seu início na empresa do pai aconteceu em 1986, aos 16 anos, quando se tornou sócia-cotista.

Começou trabalhando alguns dias da semana, fazendo tudo o que era necessário. Organizava os ambientes e, como fazia esta tarefa muito bem, o pai pediu para que executasse a conferência dos relatórios de viagem dos motoristas carreteiros. “Eu organizava, somava e lançava no relatório quanto tinha custado aquela viagem. Foi aí que comecei a aprender a calcular o quilômetro rodado, a média do caminhão, quanto aquilo representava de custo e fazer o ressarcimento das despesas”, explica.

Foto: Christoph Reher

Foto: Christoph Reher

Mas e o sapato de salto?

Depois de 6 meses de trabalho, o sapato já não era mais importante para Tarsia. “Ajudar meu pai passou a ser a prioridade. Hoje tenho paixão por sapatos e, sempre que gosto de um, me recordo dos primeiros pares que tive a oportunidade de comprar por minha conta. Nunca mais tive a coragem de pedir algo para o meu pai”, explica.

Tarsia percorreu todas as áreas da empresa, o que deu a ela um perfil profissional generalista. Trabalhou na área financeira e, depois, na área de gestão de pessoas, na época chamada de departamento pessoal e recursos humanos. Em 1998, implementou a certificação ISO 9001 na empresa, na época, a primeira de Minas Gerais e a terceira do Brasil no segmento de transportes a obter o certificado.

Transpes

Em 2005, foi contratada uma empresa para desenvolver o planejamento estratégico da Transpes – um dos resultados foi a mudança do nome de Transpesminas para Transpes, passando a empresa a atuar não só em Minas como em todo território nacional, hoje com 22 filiais. Em 2007, após 16 anos como diretora de Administração e Recursos Humanos, implantou na matriz um sistema integrado de gestão empresarial que hoje já está instalado em todas as filiais, inovando a empresa e trazendo controles eficazes para melhores resultados.

Dois anos depois, em 2009, assumiu o departamento de Marketing e Comunicação. Após o retorno de Madri, em 2012, depois de um aperfeiçoamento profissional pela ESADE Business School – Alta Perfomance em Liderança, em parceria com a Fundação Dom Cabral, Tarsia voltou com um projeto profissional que traria para a empresa a implementação da governança corporativa. Criou então o Conselho de Administração da empresa com a assessoria da Fundação Dom Cabral e fez um processo sucessório do seu cargo de executiva. Em 2015, assumiu o cargo de presidente do Conselho. Hoje, seu filho mais velho, Ruz Gonzalez, segue os passos da mãe na Companhia e sua filha Regina Gonzalez trilha o caminho da Psicologia.

Formada em Psicologia, Tarsia nasceu em 1º de abril de 1969, três anos após a fundação da empresa em que trilharia seu caminho profissional. A Transpes, eleita em 2014, 2015 e 2016 uma das Melhores Empresas para se Trabalhar pela revista Você S/A, foi fundada em 1966 com 5 caminhões; hoje, a frota é composta de mais de 1.000 equipamentos. A empresa registra mais de 500 clientes atendidos e, por ano, transporta mais de um milhão de toneladas, faz 25 mil embarques e percorre 30 milhões de quilômetros.

40 Comentários

  1. Tarsia o Brasil precisa de mulheres igual a você !!! Parabéns !!!!

  2. Berta disse:

    Lindeza!!!! Sua historia é forte como voce!!!! Luz Linda!!!!

  3. Marcelo disse:

    Tarsia é isso e muito mais, quem a conhece de perto tem o privilégio da convivência de uma pessoa realmente fantástica! Sucesso mais q merecido!

  4. Rodrigo disse:

    Motivador e inspirador!!!! Parabéns pela trajetória e pelo sucesso alcançado!!!!

  5. Sandra Masiero disse:

    Um exemplo de mulher empreendedora ! administrar com maestria as emoções humanos é um desafio diário, parabéns pelo prêmio de melhor empresa no Brasil para se trabalhar ! 😀🍀✨ Sucesso !!!

  6. Cleiton disse:

    Que orgulho conhecer uma mulher com tanto foco e objetivos como você , parabéns , desejo muito mais sucesso !!!

  7. Raíssa Miransa Salgado disse:

    Inspriração!!!! Admiro demais!!!!

  8. Daniel Gonzalez disse:

    Uma historia de sucesso que vale a pena ser compartilhada!!

  9. Regina Gonzalez disse:

    Muito orgulho! Te amo

    • Minha filha linda , eu amo você demais e me sinto muito orgulhosa de ter você como minha grande amiga, incentivadora e que sempre me ajuda com suas grandes ideias, afinal você foi a primeira a me sugerir o site. Muito obrigada por isto. Conto com você ❤️Te amo !!!!

  10. Wanderson Ribeiro disse:

    História fantástica de força e foco que inspira e motiva! Este é o resultado obtido de que agarra a oportunidade de aprender mais e mais a cada dia!
    Parabéns a Tarsia Gonzalez pelo salto (👠)para o sucesso !!!!!

  11. Daniel Castro Leite disse:

    Parabéns Tarsia
    Sei muito das suas lutas e tenho certeza que terá muitas conquistas ainda a realizar
    BEIJÃO do Tio Daniel

  12. Marisa disse:

    Muito bacana e inspirador. Parabéns e sucesso!!!

  13. Edgard disse:

    Que linda a sua história!!! Te desejo sucesso cada dia mais!!!

  14. Mariana Andrade disse:

    Que história linda e inspiradora! Como esses valores de trabalho e família estão esquecidos!!! Obrigada por compartilhar!!! Te desejo ainda mais sucesso a vc, sua família e ao seu legado!

  15. Rita de Cassia Cunha Silva disse:

    História linda Tarsia! Você está colhendo hoje o fruto de anos de trabalho e dedicação! Parabéns pelas vitórias!

  16. Luiz Felipe disse:

    Parabéns pela bela iniciativa Tarsia. Competência e brilho sempre foram os seus fortes. Sorte e sucesso na nova empreitada

  17. Parabéns pela trajetória!
    Você é uma mulher brilhante, competente, empreendedora, determinada e sabe muito bem como conduzir um time de alta performance.

    • Poli, se um grande empreendedor como você me traz palavras de reconhecimento como estas , só posso lhe dizer “muito obrigada” . Quero muito lhe apresentar meus novos projetos . Tem muita novidade chegando. Grande abraço

  18. Luiz Henrique disse:

    Conheço boa parte da trajetória vitoriosa da Tarsia! Mulheres como ela é uma realidade inegavel em todos os setores da economia! Certamente parte importante do sucesso da Transpes deve-se ao trabalho dessa grande mulher….

  19. Rafaella Zanon disse:

    Linda história de vida! Um exemplo maravilhoso de mulher e de ser humano! Parabéns pelo sucesso… Deus a abençoe sempre!

  20. Wanderley disse:

    Eu vi parte dessa história acontecer, asseguro que você tem um enorme poder de transformar as coisas para o bem, parabéns sucesso.

  21. Hugo Sasdelli disse:

    Parabéns!!! Serve de exemplo para muita gente! Sucesso Sempre! 😘

  22. Betânia Lessa disse:

    Quem tem o privilégio de conviver com você sabe que você coloca o coração em tudo que faz, talvez seja este o segredo do seu sucesso. Parabéns pela jornada e que você continue nos inspirando com sua luta e amor incondicional pela vida!

  23. Augusto Rodrigues disse:

    Como não admirar? Fico feliz de poder te conhecer e saber que essa história ainda não acabou e terá muitas outras conquistas!

  24. Augusto Rodrigues disse:

    Não posso deixar de comentar:
    Uma das coisas que nunca me saíram da cabeça é você e seu salto. Lembro que você tirava o salto ao chegar em casa pra não acordar minha mãe que morava no andar de baixo.
    A dúvida é, e agora, quando tira os sapatos?

  25. Bárbara Neuma Barbosa Santiago Marques disse:

    Que linda e abençoada trajetória, Tarsia!!!!!
    Parabéns!!!!!!!

  26. Eloisa rosa soares disse:

    Parabéns! Te admiro muito bjs

  27. wallas rezende disse:

    muito guerreira e respeitada na Transpes, tive o privilegio de conhecer quando fiz parte da equipe, merecedora e sucesso.
    beijos

  28. Renata Albeny disse:

    Tarsia,
    Ter uma amiga como você, é um privilégio…
    Mulher guerreira, que me orgulho…
    Desistir nunca, sempre lutar pelo que quer…
    Parabéns , sucesso nesta nova fase!
    Gde beijo
    Re Albeny

  29. Rodrigo Junqueira disse:

    Parabéns Tarsia!! Você merece. Que a luz divina continue te iluminando.

  30. Tábata Tinoco disse:

    Linda história! Mulher de garra e de um coração enorme. Sucesso pra você!!!

  31. Lau disse:

    Uma mulher de fibra, de valores sólidos e de muito merecimento!
    Parabéns é muito sucesso.

  32. Rogério de Paula leite disse:

    Tragetória linda. Com certeza fez total diferente na empresa e para seus funcionários. E agora vai fazer a diferença na vida de outras pessoas. Parabéns pelo site e pela atitude de compartilhar essa inteligência pessoal e empresarial com todos. Desejo todo sucesso do mundo. Quero muito ir em uma palestra sua.

  33. Carolina Zago disse:

    Parabéns pelas conquistas! História inspiradora e contagiante para aqueles que acreditam se os resultados possam ser muito maiores do que os imaginados!

    Adorei o site! Estou compartilhando com minhas colegas de trabalho.

    Este texto em específico me fez lembrar de quando recebi meu primeiro salário ainda como estagiária. Comprei um tênis! 😉

  34. Cristiano Rezende disse:

    História recheada de luta, vontade, transpiração, entrega e paixão, que resultou nada mais nada menos que inspiração na vida das pessoas que convivem com você….
    Parabéns!!!

  35. Ana Silva disse:

    Otimo artigo, muito bem elaborado, vou passar a seguir o site. Obrigada!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *