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A distância elegante nos relacionamentos empresariais

distância elegante

De que forma ultrapassar conflitos e barreiras que existem entre diferentes pessoas, especialmente em empresas familiares? A resposta pode ser mais fácil do que se imagina, mas bem difícil de se praticar: a distância elegante precisa dar o tom.

Mas o que é a distância elegante? Conheci o conceito há cerca de 4 anos, quando assistia a uma aula da querida professora Elismar Campos, na Fundação Dom Cabral. O tema era “relações dentro das organizações”, e abordávamos assuntos relacionados a empresas familiares e aos conflitos inerentes, e principalmente sobre o modo de construir confiança e promover uma comunicação transparente para que se tenha, como acionista, a capacidade de administrar as intempéries entre os diferentes pensamentos, visando sempre o sucesso da organização.

Não podemos fugir de conflitos, pelo simples fato de que eles são uma premissa das relações humanas e incrivelmente necessários para que sejam realizadas as mudanças para o crescimento da organização. Mas mediá-los, para que se tornem degraus positivos e não empecilhos para o sucesso, é uma urgência para todos que assumem o papel de empreendedores.

Conceito

Sempre antevi uma realidade transformada, organizada harmonicamente, para nossa empresa. Talvez fosse uma forma de olhar visionário ou de tratar o negócio de forma positiva e otimista. A verdade é que as diferenças existem mas buscar equilíbrio nas discussões nem sempre é fácil, então, quando conheci o conceito de distância elegante, ele me pareceu extremamente correto. Segundo a professora Elismar, “em toda relação profissional, devemos ter uma distância elegante para nos relacionarmos sem perdermos a medida”. Aquilo me fascinou e passei a colocar em prática, agora certa da ferramenta que estava utilizando para melhorar o relacionamento entre as pessoas da companhia.

Para mim, o significado de elegância é a qualidade e a maneira com que você expressa seus pensamentos, a forma pela qual você se comunica, a distinção, as maneiras, mantendo sempre um comportamento harmônico e leve. Sempre escutei de minha mãe que uma mulher deveria ser elegante e me percebo seguindo esse conceito, me colocando nos contextos de uma forma que não exija esforços para ser notada de uma forma positiva, pela atitude de respeito e empatia que demonstro. E é essa postura que precisa ser urgentemente compartilhada dentro das empresas.

Harmonia

Quando se mantém a distância elegante, é possível entrar em qualquer tipo de discussão com um comportamento ético e respeitoso, tendo abertura na conversação, verdade nas situações que precisam ser discutidas abertamente, mesmo existindo visões divergentes. Para isso, é preciso ser um bom ouvinte e alinhar todos os pontos buscando uma maior conexão dentro da companhia e trazendo harmonia para todos os gestores.

A distância elegante nos traz maior tranquilidade para administrar os conflitos. Sugiro então, esta receita para todo os momentos difíceis, tanto nas organizações quanto nas relações pessoais: manter a elegância, o distanciamento necessário, saber ouvir e zelar pela verdade e acrescentar uma pitada de amor. Essa pode ser a solução para o que chamam de grandes problemas.

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