O Líder moderno e a necessidade de ética
27 de junho de 2017
Qual é meu melhor potencial?
30 de junho de 2017

Como ver o lado positivo de cada obstáculo

Ontem falamos sobre ética. Hoje, quero falar sobre olhar para a vida e enxergar o que ela realmente é: uma oportunidade sem fim para novos aprendizados e para exercitarmos nosso espírito coletivo. Com tantas dificuldades que enfrentamos todos os dias, poder ver o lado positivo de cada obstáculo é um exercício da mente e deve ser praticado todos os dias.

Com exceção de algumas pessoas que são extremamente positivas, vemos muita negatividade ao nosso redor. É difícil, eu sei, nos mantermos firmes e alegres diante de notícias ruins, crises e dificuldades, porque elas sempre aparecem. Entretanto, olhar os obstáculos de forma positiva é um aprendizado diário, um exercício de entender o que se aprende passando por tempos difíceis. Eles sempre nos preparam para o melhor que está por vir.

Aí você me pergunta: mas, Tarsia, como eu faço para, em meio a tantas complicações da vida, conseguir ver o lado positivo? E eu respondo: antes de qualquer coisa, é uma opção. Uma questão de fé: você quer ver o lado positivo? Pergunte a si mesmo: eu estou me esforçando o suficiente? Estou saindo do vitimismo e tomando as rédeas da minha vida? Eu entendo realmente que o obstáculo é algo a ser ultrapassado para me levar a algo melhor?

Ou eu acredito que somente a minha vida é sofrida, que nada do que faço dá certo, que a grama do vizinho, como dizem, é sempre mais verde? Todos temos altos e baixos. Entender cada momento e também quais as nossas potencialidades que são exigidas por eles nos dá forças, nos extrai o melhor da alma e nos faz mais positivos perante a vida. Quem tem olhos que enxergam o bem, atraem o bem. Tente fazer um exercício de não exagerar, não olhar o problema maior do que ele é. Respire fundo e busque a solução. Ela vai aparecer.

 

Foto: Sandro Vasconcelos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *