planejar
Planejar demais é perder oportunidades?
9 de janeiro de 2017
sucesso
Planejar a vida pode ser a chave do sucesso
11 de janeiro de 2017
imprevistos

Você planeja tudo, se prepara, antecipa. E surgem os imprevistos e mudam tudo. Como agir? De que forma conciliar o que podemos e o que não podemos controlar?

Serei 100% sincera, acredito que saber lidar com imprevistos depende do grau de maturidade e vivência de cada um. Aos 20 anos, pensava de uma forma; aos 30, de outra; aos 40, completamente diferente; e, hoje, com quase 50 anos, ainda não sei como lidar com as tempestades inesperadas e, muito menos, com as surpresas divinas.

Posso tentar construir uma receita, incluindo algumas coisas que todos dizem, mas que necessariamente nem todos nós conseguimos praticar. Alguns pontos importantes para reflexão:

– Quando chegar um imprevisto, respire fundo, várias vezes;

– Mantenha o controle;

– Tente usar o bom humor, mesmo nas situações de crise;

– Busque ter pelo menos duas pessoas com mais experiência que você e que lhe sirvam de bons conselheiros e que não tenham nenhum envolvimento emocional com a situação que você vive;

– Não tome decisões impulsivas;

– Busque o silêncio antes da sua resposta;

– Se você conhece suas fragilidades, não caia em suas próprias armadilhas;

– Mantenha seus valores, acima de qualquer problema;

– Aja com simplicidade;

– Escute o outro;

– Siga a sua intuição;

– Se for necessário, saiba dizer não.

E se, depois disso tudo, não se sentir pronto, diga para qualquer um:

– “Vou pensar”.

E realmente pense, buscando calma, equilíbrio e harmonia.

3 Comentários

  1. odmir braga martins júnior disse:

    Eu parto do princípio de que quem não sabe fazer , também não sabe mandar fazer.
    Planejamos todos os possíveis problemas para que tudo de certo no seu caso transportes especiais é bom que tudo de muito certo para empresa e para o cliente. Em caso de imprevisto e importante identificar o problema é resolver da melhor maneira para empresa e para o cliente, e no caso de não resolver tenta improvisar com segurança e com a finalidade de honrar o compromisso da empresa e como eu falei cada caso é um caso é tem que ser tratado de acordo com suas particularidades, cada dia é um dia, e cada problema que aparecer a gente resolve encarando de frente. E o que eu acho importante é treinamentos periódicos aos funcionários que são as engrenagens mais importante para sua empresa não parar e continuar crescendo.
    Grande abraço, e tenha certeza que vai dar tudo certo, até porque você é muito competente.
    Grato.
    Braga Júnior.

  2. Penso que o segredo de tudo está no controle das emoções. Separar o racional do emocional ainda é a grande fronteira do sucesso profissional. Claro que para aqueles que partem do zero absoluto, ou quase absoluto, muitos dos ensinamentos e experiências não são assim tão efetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *