Conflitos e solução, o papel do gestor nos dias de hoje
11 de Abril de 2017
Você só pensa em resultados? Reveja seus conceitos
14 de Abril de 2017

Cheguei em uma empresa em crise, e agora?

Muito mais fácil falar sobre conflitos quando é a sua empresa, ou quando você já está há um tempo na gestão, conhece as pessoas, os talentos e a situação da companhia. Mas, e se você for contratado exatamente para colocar uma empresa nos eixos. O que você faria?

 

Vivemos em um mercado em plena transformação. Papéis estão sendo redesenhados, funções sendo revistas, mas uma coisa é certa: todos querem chegar a um resultado positivo. Nesse caminho, muitas vezes, os obstáculos são maiores do que poderíamos supor. Imagine-se entrando nesse momento em uma empresa vivenciando uma super crise. Como agir, o que pensar, de que forma se comportar para que a situação não se sobreponha à sua capacidade de gestão?

Quando falo em crise, não digo apenas de mercado. Empresas passam por diversos tipos de conflitos internos, mudanças de direção, recolocações, insatisfações. E, muitas vezes, quem chega se vê em uma situação delicada. Como gestor, como agir? Eu falo sempre em autoconhecimento: acredito que ninguém consegue engajar pessoas nem ser seguido sem ser verdadeiro consigo. E, para isso, é preciso se conhecer.

Valores reais, olho no olho, humildade, colocar-se em uma posição de ouvinte são atitudes fundamentais em qualquer momento difícil. Se for necessário buscar uma ajuda externa, como uma consultoria, que agilize o processo de entendimento de todas as faces dos problemas existentes, é preciso que isso seja feito com o coração e a mente abertos. Nem sempre é fácil ouvir críticas, mesmo que sejam construtivas.

Uma vez, me perguntaram em minha página no facebook: “cheguei em uma empresa em crise, e agora, o que devo fazer”? E eu digo: pare, respire e observe. Escute. Entenda. Não tenha ideias pré-estabelecidas. E reveja qualquer processo, mesmo aqueles que sejam mais antigos. Os tempos mudaram e é preciso estar aberto a mudanças. Com coragem, determinação e sem abrir mão da verdade e dos valores, acredite, as respostas vão aparecer.

 

Imagem: Pixabay

1 Comentário

  1. Nathalie Neves disse:

    Muito bom o tema. Achei muito interessante e mandei para um grupo de gestores eles ficarão abismados. Tarsia parabéns os seus temas são melhores e bem interessantes e de bom conteúdo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *